logo

We possess within us two minds. So far I have written only of the conscious mind. I would now like to introduce you to your second mind, the hidden and mysterious subconscious.

Get in Touch
Philippines, Afela inc.
Talay st. 65, PO Box 6200

Phone: + 1-888-1554-456-123

Email: themesupport@gmail.com

Fax: +63 918 4084 694

Agende sua Consulta

(11) 4522-0065

Agende por WhatsAp

(11) 95305-0065

Onde Estamos

Avenida Coletta Ferraz de Castro, 159
Jardim Paulista I, Jundiaí - SP

Intolerância à lactose

A intolerância à lactose é causada pela incapacidade parcial ou completa de produção de lactase pelo organismo, levando a dificuldade de digestão da lactose (açúcar presente no leite e derivados).

Os sintomas mais característicos da intolerância a lactose são: distensão abdominal, cólicas, diarreia, flatulência, náuseas, após ingesta de leite ou derivados e de alimentos que tenham leite em sua composição.

O diagnóstico é feito através da avaliação clínica e exames laboratoriais (teste de tolerância oral à lactose, teste do hidrogênio na respiração e teste de acidez nas fezes).

A intolerância à lactose pode ser controlada com dieta e medicamentos. No início, a proposta é suspender a ingesta de leite e derivados, com o objetivo de aliviar os sintomas. Após a melhora dos sintomas, esses alimentos devem ser reintroduzidos aos poucos na dieta até identificar a quantidade máxima que o organismo suporta sem manifestar sintomas adversos. Além da dieta, há possibilidade de reposição da enzima lactase nas refeições.

É importante saber que a intolerância à lactose pode ser parcial e transitória, dependendo da sua causa. A pessoa que desenvolveu intolerância à lactose pode ter uma vida absolutamente normal desde que siga a dieta adequada e evite o consumo de leite e derivados além da quantidade tolerada pelo organismo.


#Artigo publicado pelo médico Geriatra e Clínico Geral Drº André Luis Riccetto Aiélo no dia 29/10/19.